Na contramão do excesso de poluição e da degradação ambiental, inúmeras pessoas estão se tornando adeptas do upcycling, que já ganha espaço em áreas como moda, decoração e design. Trata-se de um processo de reaproveitamento de materiais em desuso como matéria-prima para novos produtos, ou seja, o objetivo é dar nova função para um objeto já não utilizado, sem que para isso seja preciso alterar sua composição.
Começar a incorporar o upcycling ao seu dia-a-dia é fácil: basta observar que tipo de lixo está sendo gerado em sua casa, e se perguntar se estes objetos que estão sendo descartados ainda poderiam ser úteis para suprir alguma necessidade ou mesmo para dar um toque personalizado à decoração. Mas não pense que o reaproveitamento de materiais traz melhorias apenas para a decoração de casa! Quando se trata deupcycling, a criatividade é que manda. Você pode usar materiais até mesmo para customização de roupas ou para facilitar atividades como guardar objetos pequenos, auxiliar na jardinagem, etc.
Se a sua praia é moda, comece separando roupas esquecidas em seu armário, e repense suas funções. E se eu usasse essa saia rodada como blusa? E se ele lenço de pescoço virasse uma faixa de cabelo? E se eu cortar as mangas desse casaco longo e o transformasse em colete? O mais difícil é o primeiro passo. Depois que você tiver pequenas ideias, perceberá que não há limites quando o assunto é inovar, e ficará cada vez mais satisfeita com as novas roupas que ganhará sem gastar um centavo, apenas dando novo rumo a peças antigas.
Já na decoração, o upcycling pode fazer diferença no ambiente, incorporando personalidade aos cômodos de sua casa. Caixotes de feira, por exemplo, podem ter inúmeras funções, que vão da pequena estante de livros à sapateira. Já para vasos de plantas, até mesmo garrafas térmicas quebradas ou latas de refrigerante podem ser reaproveitados. Basta um pouco de tinta e alguns reparos pequenos para que estes objetos dêem estilo e tragam funcionalidade à casa.
Canos de PVC, pneus, papelão, canudinhos plásticos… Qualquer material pode entrar na dança. Sendo um ambientalista convicto ou mesmo uma pessoa com vontade de ajudar, lembre-se de que práticas como esta podem tornar a vida humana mais sustentável e menos agressiva ao meio ambiente.
|
terça-feira, 19 de março de 2013
Consequência...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário